domingo, 25 de julho de 2010

Passos de Ballet: Como fazer um perfeito Grand Plié?

grand_plie
A primeira sensação que um bailarino tem ao executar um grand plié é a de alongamento. Os pés pressionam o chão, enquanto a parte superior do corpo se alonga para cima.
Os músculos da perna são alinhados, colocando as coxas em en dehors tanto quanto os joelhos e os pés. Isso permite que tudo fique em uma só linha,
e que o pé fique grudado ao chão (no início do movimento).
Enquanto desce, o bailarino continua a se alongar para cima usando os seus músculos abdominais, sendo que as omoplatas estão para baixo.
Todos os dedos devem estar alongados no chão, principalmente o dedo mindinho,
que tem a tendência de sair do chão levando o peso do corpo para o dedão. Isso desloca o quadril para trás, e causa uma torsão nos joelhos.
Atenção: quem tem metatarso caído (diminuição do arco do pé)  tem uma maior tendência a fazer isso!
O grand plié é um movimento só: quando o quadril começar a se desalinhar dos joelhos e dos pés é o momento de retornar, por isso o tamanho do grand plié muda conforme o tipo físico do bailarino.
Na subida, deve-se colocar os calcanhares o mais rápido possível no chão, sem com isso alterar o ritmo do movimento. A cabeça deve acompanhar a trajetória da mão. Com isso, os músculos do pescoço são trabalhados, tirando dele a tensão.
Atente para a respiração: inspira-se no início, quando o corpo está alongando, e expira-se durante o exercício.
Fonte: Dicionário de Ballet, Madeleine Rosay

6 comentários:

  1. Oi tenho 15 anos e fiz ballet dos 9 aos 11 anos, e parei só não me lembro do motivo. Depois de alguns anos sem fazer ballet minha tia me convida para ver uma apresentação e nessa apresentação tem uma bailarina que eu sabia que conhecia e sabia aqueles passos mais não com toda leveza de antes, daí de mês em mês me encontro sentindo vontade de voltar a dançar, mais essa vontade vem depois de algumas semanas ela desaparece, agora lhe pergunto com toda sinceridade do mundo e gostaria que lhe fosse respondida do mesmo jeito
    VOLTO OU NÃO VOLTO A FAZER BALLET
    BJOS

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu acho que você deve fazer oque seu coração manda. E pelo oque eu estou vendo,ele quer! Na minha opinião, quando a vontade de aprender a dançar passa, seria porque você não vai em frente com a sua vontade de voltar. Eu tenho certeza que quando você começar a fazer uma simples borboleta como alongamento você não vai mais sentir vontade de parar de dançar.
    Eu acho que sim, você deve voltar a fazer ballet, a dança é a melhor sensação do mundo. Mais se você não quer mesmo, tudo bem eu respeito.!
    Não sei se ajudei muito, mais espero que sim. Qualquer coisa manda um email para o blog !
    Beijos&BoaSorte

    ResponderExcluir
  3. Oi , tenho 14 anos ,fiz ballet aos 6 ou 7 anos , não me lembro de muita coisa :/ quero voltar a fazer , mas não sei se ja é tarde demais , oque eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bem, nunca é tarde para começar a fazer um novo caminho! Se você quer realmente voltar, vai em frente :)

      Excluir
  4. Bem nunca é tarde para tentar né? rsrs fas o que o teu coração manda

    ResponderExcluir
  5. Olá, Eu Tenho 12 anos, fiz ballet quando eu era menor mais não levei muito a serio posso dizer que não aprendi nada agora voltei a fazer ballet faz uns meses eu estou indo muito bem só que estou com dificuldades para fazer abertura de frente eu queria algumas dicas *-*

    ResponderExcluir

Comeentarios '