segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pedido de desculpas

Bom gente, como podem ver, não tem muitos posts do blog esse mês, em comparação com o mês passado. Realmente ando muito ocupada, com á escola, o ballet, minha familia e tambem amigos. Geralmente estou mexendo no computador uma ou duas vezes por semana. Realmente estou muito ocupado; tanto que a manhã eu tenho trabalho de escola e depois tenho que ensaiar as coreografias. :/
Eu prometo pra vocês, que o blog será atualizado quase todos os dias, se possível. Obrigado pela compreesão gente :D
Bejs '

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Happy Birthday :D

geent, não sei se vocês sabem, mas hooje é meu aniversário *-*'.  Obrigado á todos do orkut, msn, twitter e sei lá mais ouuqe (ahushas,) que me desejaram feliz aniversário. Obrigado á vocês do blog, também, e por todos os comentários, mesmo que sejam poucos, me deixam muito feliz :D . Sério desejo em dobro pra vocês, oque me desejaram.  Haahahah, parabéns pra mim êêê ;)
Amo vocês, beejs (♥)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O que é o ... BALLET?

Realmente, algumas pessoas já me fizerem essa pergunta ... Sim eu sei que para alguns, em um blog de ballet, este post é tosco. Mas não é. Muita gente não sabe o que é esta arte, e de sua origem. Para isso este post.

Na verdade... O que é o BALLET?
O balé ou balê (do italiano balletto, pelo francês ballet), é o nome dado a um estilo de dança e a sua performance. O termo deriva do italiano ballare que significa bailar. Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores); verticalidade corporal; disciplina; leveza, harmonia e simetria.

História


Ballet

Representação de um Balé perante Henrique III e sua Corte, na Galeria do Louvre.(folio, Paris, Mamert Patisson, 1582.)
O casamento da italiana Catarina de Médicis com o Rei Henrique II da França em 1533 deu um importante impulso para o desenvolvimento do balé. Diversos artistas especializados em grandes e luxuosos espetáculos foram trazidos da Itália. Em 1581 Catarina de Médicis produziu o nomeou Charles Louis Pierre de Beauchamps para tomar a frente da instituição que foi dissolvida em 1780.
Os chamados balés de repertório Coppélia, de Léo Delibes, O Pássaro de Fogo, de Igor Stravinsky, O Quebra-Nozes de Marius Petipa e O Lago dos Cisnes de Marius Petipa e Lev Ivanov,ambos com música de Tchaikovsky.
wikipédia.com

domingo, 15 de agosto de 2010

Ballet de Repertorio - A Bela Adormecida

bela_adormecida
Coreografia: Marius Petipa
Música: Peter Ilych Tchaikovsky
Estréia mundial: 1890, em São Petersburgo, Rússia.
Nasceu a princesa Aurora, filha do casal Real de um reino muito feliz e rico.
Em sua festa de batizado, as seis fadas do bem trazem para a pequena princesa presentes e bençãos. Mas a fada do mal, Carabosse, não foi convidada, e aparece na festa para expressar sua indignação com tal desfeita.
Mesmo depois do pedido de desculpas do Rei e da Rainha, Carabosse lança sobre a princesa um feitiço: quando ela completasse 15 anos, espetaria seu dedo em um fuso e morreria.
A Fada Lilás, principal protetora de Aurora, acalma a todos dizendo que Aurora não morreria, mas cairia em um sono profundo até que fosse despertada com o beijo de um príncipe. E a princesa cresce cercada de cuidados de seus pais, mantida longe de qualquer objeto que pudesse ser pontiagudo.
Na festa de seus 15 anos, seus pais lhe prepararam uma grande festa, e convidaram novamente todos os habitantes do reino, com exceção de Carabosse, que havia sido mandada embora do reino. De repente, uma velha entra no salão e dá um presente para Aurora: um fuso. Na mesma hora Aurora, intrigada com o objeto que nunca viu, espeta o dedo e desfalece. A velha tira seu disfarce e mostra quem é realmente: Carabosse, disfarçada.
Então, a fada Lilás espalha um encanto por todo o reino, fazendo com que todos adormecessem junto com Aurora. 100 anos se passam, e no reino vizinho, um jovem príncipe sonha com a Fada Lilás e a bela princesa adormecida.
Guiado pela fada, o príncipe enfrenta todos os desafios colocados no caminho por Carabosse, e chega ao castelo. Lá está Aurora, dormindo ainda mais linda que no dia que espetou seu dedo no fuso. O príncipe percebe que ela é o grande amor que ele estava buscando há muito tempo, e a beija.
A princesa desperta do sono profundo e, como num passe de mágica, todos os convidados e habitantes do castelo também acordam, os jardins voltam a ser vivos como antes, tudo se desperta como se nada tivesse acontecido.
Aurora também vê no príncipe o seu grande amor, e uma grande festa de casamento é celebrada.

Cirque du Soleil

No festival do fim do ano, meu grupo de ballet avançado, vamos dançar uma música do Cirque du Soleil. A música se chama Allegría. É muito linda.  Vou mostrar um video para vocês Do Cirque. O vídeo é impressionante :]
Espero que achem o mesmo:


 ps: essa garota parece de Borracha meew *-*'
ps²: não é essa música que eu vou dançar.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dicas Para uma Pirueta

Aqui estão algumas dicas para uma pirueta perfeita *-*
BooaSorte


1° O encaixe do quadril.
Se o quadril não estiver encaixado, isso poderá refletir diretamente no eixo.é oque geralmente acontece quando alguem cai de um giro.

2° Demi plié.
O demi plié deve estar bem fundo...Por que ao subir no passe você terá força e mais equilibrio.E até mesmo consegui dar mais quantidades de pirouettes.

3° Impulso.
O impulso deve refletir na tirada do passe.Se a tirada for lenta você terá dificuldades em abrir o en dehors.

4° En dehors.
Quando girar, abra o joelho para o traz o máximo que poder.Isso pode resultar na quantidade de giros.E o pé o passe deve permanecer sempre, em ponta de pé.

5° cabeça.
Olhe sempre para um ponto fixo e quando girar sempre a cabeça vai primeiro do que o corpo, olhando sempre para esse ponto fixo....Isso faz com que você pegue maiis velocidade no giro.

6° braços.
Os braços devem ser usados com cuidado, deacordo com oque se pede,ou deacordo com os tipos de posição de pernas.E a velocidade dos braços são conforme a quantidade de pirouettes.

7° Pés.
Os pés são fundamentais.Quando a pirouette é na ponta, ano subir na ponta o pé deve ser puxado o máximo possível para debaixo do corpo...

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dicas de Alimentação

Alimentação
A alimentação está para o corpo humano assim como o combustível está para uma máquina. Proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais, que estão contidos nos alimentos que consumimos diariamente, são os nutrientes para nosso corpo.
Na sua alimentação também não pode faltar água. Ela é fundamental para o equilíbrio do corpo, pois é indispensável ao metabolismo do movimento muscular.
Veja alguns alimentos importantes para ter boa saúde:
• Vitamina C - limão, caju, laranja, folhas verdes etc.
• Sais Minerais - tomate, maçã, legumes, folhas etc.
• Potássio - banana, goiaba, maçã, queijo branco, leite etc.
• Cálcio - leite e seus derivados, repolho, alface, feijão etc.
• Vitamina A - cenoura, agrião, abóbora, manga, caqui etc.
• Fibras - hortaliças em geral, legumes, frutas e cereais.
• Ferro - vagem, espinafre, couve, folha de nabo, brócolis.

domingo, 8 de agosto de 2010

Quais são os modelos de tutu no Ballet Clássico?

O que é um tutu?
Um tutu de ballet é uma saia usada como uma fantasia em um espetáculo de balé, muitas vezes com corpete em anexo. Pode consistir de uma única camada, pendurado para baixo, ou de múltiplas camadas engomadas. Tutus são muitas saias envolventes, preso na cintura por fitas costuradas. Podem também ser anexados aos colants, esses geralmente são longos e armados.

Existem vários tipos de tutu de ballet:
Tutu Clássico (panqueca)
Uma saia curta e rígida, feita com camadas de pano que se estende para fora do quadril, montada em um corpete. O estilo panqueca tem muitas camadas de tule e usa um arco de arame para manter as camadas planas e duras.
classical-tutu

Tutu Clássico (sino)
Uma saia curta e rígida, feita com camadas de pano com uma ligeira forma de sino montada num corpete. Ele se estende para o exterior a partir dos quadris e não usa o arame. Geralmente, é mais usado do que o tutu clássico panqueca.
classical-tutu-bell
Tutu Romântico
Um tutu formato sino de ¾ de comprimento em forma de saia de tule  montado num corpete e, por vezes, usam mangas, disse ter sido inventado, ou pelo menos popularizado, por Marie Taglioni. O tutu romântico salienta a leveza e a qualidade etérea dos ballets românticos, como Giselle ou Les Sylphides. A saia cai entre o joelho e o tornozelo.
romantictutu
Tutu Balanchine / Karinska
Essa forma de tutu é similar aos estilos sino e tutu panqueca, exceto que não são utilizados aros e há menos camadas de pano. A saia é levemente pregada para dar uma aparência mais suave, mais cheia.
Este estilo foi concebido originalmente para a versão do balé da Sinfônica de Georges Bizet.
tutu_balanchine
Como guardar e conservar seu tutu?
Enquanto tutus românticos e saias são geralmente transportados em sacos de roupa normal, o tutu clássico panqueca; requer uma bolsa especial para proteção durante o transporte. Se você dobrar seu tutu, seria realmente arruinar com a sua forma e aparência.

Arabesque – Penché Arabesque! Um lindo movimento no Balé

arabesque1
Arabesque
Uma das posições mais difíceis de dominar na técnica do balé, é o arabesque. O arabesque é um dos mais conhecidos e mais facilmente reconhecíveis passos de ballet. Esta posição, especialmente na ponta, não é fácil. Um arabesque é uma posição muito bonita quando está em pleno potencial.
O arabesque exige uma grande dose de força e equilíbrio. Esta é uma das posições que mostra a experiência real do bailarino. Um deslocamento de quadril, uma grande afluência, uma grande extensão da perna para trás ingressou com perfeita forma e equilíbrio … Muitos exercícios de barra e alongamentos são dedicados à arabesque. Assim como a força, a flexibilidade e a forma se unirem, o bailarino torna-se então pronto para trabalhar com ele.
arabeque1
Arabesque em atitude
O aluno tem de “sair” de si mesma, quando está em arabesque. A perna puxa para fora e longe, crescendo, o braço na direção oposta e atinge todo o corpo para cima. É uma crescente posição, não é uma posição estática. Arabesque é uma posição onde a perna de trás reúne em uma maravilhosa linha. Contribui para a parte inferior das costas para ser flexível, bem como os quadris. Ao iniciar o arabesque certifique-se de manter as pernas baixas; a forma precisa ser sólida para poder alongar o movimento e subir mais a perna! Fique de pé em frente a perna de apoio, puxe o peito até o pescoço deixe descansar confortavelmente em cima dos ombros. Mantenha os ombros para baixo, não deixe que a tensão como conta nesta área. Isto acontece com um monte de bailarinos e obtêm um acumular de tensão nos músculos à volta do pescoço e ombros. O pescoço deve ser longo e gracioso.
As posições dos braços variam de acordo com o arabesque. A quarta posição pode acompanhá-lo, mas muitas vezes um coreógrafo ou professor exigirá segunda ou quinta posição, ou o braço aberto na posse clássica. Quinta posição no arabesque é a mais difícil. Esta posição requer um perfeito posicionamento de corpo, e os braços serão uma ajuda para o seu equilíbrio. Esta é a razão pela qual corpo precisa estar em uma posição sólida, bem firme.
A linha a partir do braço, por meio do corpo, e as pernas, nunca deve quebrar. Isto é particularmente crucial no penché. Nunca quebrar costas. Um monte de bailarinos deixa o penché cair com as costas para frente, isto fará com que você saia do seu arabesque.
penche_arabesque
Penché
Um inevitável movimento que vai acompanhar o arabesque é promenade. Isto é onde você irá realizar o seu arabesque, e irá transformar lentamente em uma vitrina viva. Este movimento será importante para o seu adágio, que é, de longe, um dos aspectos mais difíceis da técnica do balé. O arabesque também será usado em voltas mais rápidas, elevadas e  com saltos. Plié também será exigido na presente posição, esta tem uma grande dose de equilíbrio e forma. A forma do arabesque permanece o mesmo em plié. Não deve ficar descer o calcanhar, deve permanecer ao longo do demi ponta ou da ponta. O sólido da arabesque é algo que cada aluno deve esforçar-se em fazer perfeito. É um marco no progresso do aluno, quando este movimento é entendido e feito com perfeição.   dicasdedanca.com

A Postura da Bailarina.

bailarinas-na-primeira-posicao-dos-bracos
Aprenda um pouco mais sobre técnica clássica e relembre os exercícios dados em sala de aula.
Firmeza das Costas
Manter a firmeza das costas na região lombar. “A fonte da estabilidade localiza-se na coluna”, observa Vaganova em seu livro, OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO BALLET CLÁSSICO.
É necessário acentuar que, para a estabilidade do corpo, o ponto vital será a consciência (percepção) exata da porção estreita das costas localizada precisamente na região da 5ª vértebra lombar.
Pouco a pouco vão se desenvolvendo músculos pequenos, mas fortes, na citada área, os quais vão ajudar o bailarino a manter o corpo em equilíbrio enquanto dança. Esta porção das costas deve ser sentida como se “puxada para cima” enquanto os ombros permanecem naturais e livremente relaxados. Ombros tensos ou erguidos impedirão que as costas se mantenham na posição correta. Costas bem trabalhadas proporcionarão ao bailarino perfeita colocação tanto nos exercícios da barra, como nos de centro, bem como nos adágios, em todo o tipo de “tours” (movimentos giratórios no chão e no ar), em saltos e passos na ponta. A par disso, a possibilidade de usar adequadamente as costas ajudará a tornar o torso expressivo, e aí reside um dos princípios de maior importância do método de Vaganova. A expressividade da dança reside nas passagens harmoniosas de uma posição (pose) a outra durante as quais o torso curva-se facilmente enquanto a estabilidade do corpo é mantida nos exercícios da barra e do centro, adágio alegro, obedecendo à criatividade emanante de cada coreógrafo.
A habilidade no controle do torso auxilia não apenas melhorar todo o complexo dos elementos da dança e conseqüentemente dominar sua técnica, como também (e isto é de grande importância) assegura uma “performance” (desempenho) artística de alto nível. A maneira a qual o torso é mantido durante a dança está intimamente relacionada à posição dos braços.
Fonte: Ballet – Arte, técnica, interpretação, Dalal Achcar

A Dança e os seus benefícios

A dança melhora a postura, a condição física, a tonicidade dos músculos e o controle muscular, trabalha aspectos como a musicalidade e a coordenação motora, desenvolve o sentido estético e os níveis de atenção, promove a disciplina e a concentração.
Intervém, aos mais alto nível, nos seguintes aspectos:
TÁCTIL – Sentir os movimentos e os seus benefícios para o corpo.
VISUAL – Ver os movimentos e transformá-los em acções, apurar o sentido estético.
AUDITIVO – Ouvir a música e dominar o seu ritmo. Controlar o corpo, para uma melhor execução dos movimentos.
AFECTIVO – Evidenciar emoções e sentimentos transpostos na coreografia e nas aulas. Conquistar níveis de disciplina.
COGNITIVO – Desenvolver o raciocínio, o ritmo, a coordenação, a improvisação.
MOTOR –
Ganhar consciência do esquema corporal, incorporar conceitos como a lateralidade e capacidades físicas.   acasadanca.com

Que roupa ir á aula ?

Nossa, essa é uma pergunta que eu tenho todos os dias. E aposto que para alguma de vocês também.
Umas das coisas que eu sempre procuro buscar nas roupas que eu uso para aulas, é o Conforto e a Versatilidade.
Eu uso roupas que me ajudam a fazer a abertura e que não me atrapalha para fazer outros passos... enfim, sempre roupas confortaveis. Eu uso para as aulas :
• Saia ou short
• Meia-Calça (SEEMPRE *-*)
• Sapatilha de meia-ponta
OBS• eu não uso collant, então eu uso uma camiseta sempre preta ou marrom, ou uma blusa normal.
Algumas bailarinas não gostam de usar meia-calça. Mas eu acho super importante, por isso eu uso.

Como eu não uso uniforme padrão, eu gosto de ir sempre com roupas mais escuras, para não chamar atenção. Minha cor básica mesmo é preta. Não uso rosa (1º porque não gosto de rosa, e essa cor não combina comigo).
Sempre usar a roupa que combine com o tom de pele, a cor dos olhos, ou dos cabelos, sempre vai te daixar mais bonita ainda.
Gente, mais á roupa não é uma das coisas mais importantes do Ballet. Você não tem que ficar concertanto a saia ou ajeitando o collant. Isso atrapalha a concentração.
Espero teer ajudado um pouco :)
   Beeijs ate mais '

sábado, 7 de agosto de 2010

Dicas de Maquiagem

Truques de Maquiagem
Para que a sua maquiagem dure muito mais tempo e fique sempre perfeita, siga as seguintes dicas:
- Antes de iniciar a maquiagem, você deve limpar, tonificar e hidratar a pele;
- Uma boa opção para aumentar a durabilidade da sua maquiagem é passar soro fisiológico sobre a pele;
- Para quem tem pele oleosa, o ideal é utilizar produtos oil-free (sem óleo) e não comedogênicos (não obstrui os poros);
- Para aquelas pessoas que possuem a pele seca, é importante utilizar produtos que tenham ação hidratante;
- Se você deseja disfarçar as olheiras, aplique o corretivo um tom mais claro que o de sua pele;
- Uma base mais clara que a sua pele, aplicada no centro do nariz, fará com que ele pareça mais longo e afinado;
- Para suavizar o queixo duplo aplique uma base mais escura.
- Caso deseje suavizar olhos profundos, remova os pêlos da porção inferior das sobrancelhas.
- Ao aplicar o rímel, direcione o bastão para cima e para os lados.
- Se os seus olhos são muito juntos, comece a depilar as sobrancelhas na altura do canal lacrimal, para que eles pareçam afastados.
- Se os seus lábios são muito finos, desenhe uma linha ao redor deles com um lápis específico para essa região. Preencha este espaço com batom.
- Para que o seu batom dure mais tempo na boca, aplique-o uma vez e retire o excesso com um lenço de papel. Repita este mesmo procedimento e perceba a melhor fixação do batom.

Meus Contatos

Bom gente, que quiser conversar comigo melhor, estou super aberta a novas amizade :)
Aqui estão alguns dos meus contatos na internet:
Twitter- http://www.twitter.com/GrasiReis
MySpace: http://www.myspace.com/grasi06
Youtube : http://www.youtube.com/GrasiOliveira
Msn - grasi.reis_oliveira@hotmail.com
Email do Blog - balletcorpoealma@hotmail.com

Acho que é so !
Tchaau '-'

Videos para alongamentos.

Gente, esses videos ajudam bastante pra quem procura alongamentos, alongamentos para aberturas, etc. Espero que ajudem vocês. :)

      Foi por causa desse video, que eu consegui fazer a minha abertura



   Amo essa garota *-*'

  Cuidado, não tente fazer isso muito rapido.

EsperoQueGostem :]
beejs '

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Video

Um poema de Mario Quintana


A menina dança sozinha
por um momento
A menina dança sozinha
com o vento, com o ar, com
o sonho de olhos imensos…
A forma grácil de suas pernas
ele é que as plasma, o seu par
de ar,
de vento,
o seu par fantasma…
Menina de olhos imensos,
tu, agora, paras,
mas a mão ainda erguida
segura ainda no ar
o hástil invisível
deste poema!
Mario Quintana

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Passos de Ballet na Barra: Plie

Vamos falar sobre os exercícios de ballet na barra. Você está colocada num ponto na barra, sua postura é boa e você está começando aprender as posições básicas do ballet.
As primeiras coisas que você provavelmente vai fazer são esses simples exercícios na barra. Para treinar em casa depois das aulas, você pode encontrar alguma coisa que pareça com a altura da barra, por exemplo o encosto da cadeira ou do sofá.
demi-plie-1c2aa-posicao
Plie
Demi Plie na 1ª posição
Na 1 ª posição, com o braço para fora na 2ªposição, manter as costas retas. Agora dobre seus joelhos apontando os joelhos para fora, sem tirar os calcanhares do chão. Mantendo o quadril encaixado, a barriga para dentro e a postura.



grand-plie-1c2aa-posicao
Grand Plie na 1ª posição
Faça o mesmo processo do exercício anterior, agora continue dobrando os joelhos até seu calcanhar de sair do chão, mas sem sentar nos calcanhares, você manter a postura. Não se esqueça de manter a sua volta perfeitamente reta.




demi-plie-2c2aa-posicao1
Demi Plie na 2ª posição
Agora, você vai repetir o exercício acima, mas desta vez da 2 ª posição. Assim, com os pés e seus braços na 2ª, dobre os joelhos para o lado. Um detalhe importante: você deve manter os pés na mesma linha do joelho, nem mais para dentro e nem mais para fora.




grand-plie-2c2aaposicao
Grand Plie na 2ª posição
O grand plie na 2ª posição é bem parecido com o demi, você só deve dobrar mais os joelhos mas sem passar o quadril da linha dos joelhos, deixando as coxas na linha do chão e sem tirar o calcanhar do chão, diferente do grand plie na 1ª posição.
 dicasdedanca.com

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ballet de Repertorio - Coppelia

coppelia
Coreografia: Arthur Saint-Léon
Música: Léo Delibes
Estréia Mundial: 1870, em Paris.
Na casa do Dr. Coppélius, em uma vila da Cracóvia, aparece uma nova moça, que chama a atenção de Franz, um belo jovem da vila.
Mal sabe ele que Coppélia, a moça que não lhe dá atenção, é apenas uma boneca, e Swanilda, sua noiva, já sabe que ele está galanteando a moça-boneca.
Durante uma festa da vila, Dr. Coppélius perde a chave de sua casa, que é encontrada por Swanilda. Ela não perde tempo e, junto com suas amigas, entra na casa do misterioso velho, onde encontram muitos bonecos e invenções.
Para a surpresa de todos, descobrem que Coppélia é apenas uma boneca, tão perfeita que parece humana. Mas o Dr. Coppélius entra em casa e as garotas se escondem, sendo que Swanilda veste as roupas da boneca, fingindo ser ela. Nesse momento, Franz está do lado de fora da casa, tentando entrar no quarto de Coppélia com uma escada, pela janela.
Logo, o velho descobre a presença do rapaz e resolve embriagá-lo com vinho para, através de bruxaria, passar sua alma à boneca, dando vida à sua mais perfeita criação. Swanilda percebe toda a trama, e como está vestida de Coppélia, começa a dançar por toda a casa, fazendo uma enorme bagunça e desesperando o pobre Dr. Coppélius, que pensa ter perdido o controle sobre suas invenções.
Quando finalmente consegue despertar Franz, que dormia embriagado, Swanilda mostra a ele toda a verdade, e os dois fogem felizes, dançando.
Dr. Coppélius percebe que foi enganado e fica desolado, abraçado pateticamente à sua boneca.
Na festa de casamento de Swanilda e Franz, diante de tanta felicidade, o velho é perdoado, e ganha de presente o dote de Swanilda para reconstruir tudo que ela havia destruído com sua bagunça.

Ps. Nossa, muuito anciosa para dançar um dia talvez Coppelia *-*

Ballet de Repertorio - Paquita

paquita
Libreto de Paul Foucher e Maziilier
Música: Deldevez
Coreografia: Mazilier e Marius Petipa.
Estréia no Teatro Royal de Música, em 1º de abril de 1846.
Estão sendo realizados preparativos para uma festa que Dom Lopez oferecerá ao general francês. Este pega a mão de Dona Serafina, filha do governador, e a coloca na de seu filho Lucien. Não há uma aprovação amorosa.
Paquita aparece. Retira-se para um canto e olha para uma miniatura, que tirou do seio, e acredita representar seu pai.
Inigo manda Paquita passar o chapéu, o que a jovem faz de má vontade. Ao ver Lucien, ambos se sentem atraídos. Inigo ordena que Paquita dance mas ela se recusa.
Quando Inigo vai bater na moça, Lucien impede. Sem ser visto, Inigo roubara a miniatura de Paquita.
Esta fica transtornada quando dá por falta da miniatura e acusa Inigo. Lucien quer prendê-lo, mas o governador intervém.
Ficando a sós com Inigo, combina com o chefe cigano a matar Lucien e usar Paquita para atrair Lucien a uma armadilha.
Lucien propõem que a Paquita que fuja em sua companhia, mas ela recusa.
Em seguida, entra Dom Lopez com seus convidados. O governador anuncia a partida dos franceses. Lucien diz que irá mais tarde, pois terá de comparecer a uma festa dos ciganos em sua homenagem.
Paquita está sonhando com Lucien. Ao ouvir passos, esconde-se.
Entram Inigo e o governador, envolto em longa capa. Os dois combinam a morte de Lucien, colocando, antes, um narcótico em sua bebida. Quando o governador se retira, Paquita dá um passo em falso e é surpreendida por Inigo. Mas a jovem diz que acabou de chegar.
Entra Lucien e pede abrigo a Inigo, que concede. Paquita avisa ao jovem francês, por sinais, que ele corre perigo. Inigo sai com Paquita para preparar a refeição.
Sozinho, Lucien se dá conta de que está trancado e sem a espada. Durante a ceia, Paquita vai avisando Lucien se pode ou não beber o vinho. Quando é servido o vinho drogado, Paquita deixa cair os pratos e, na confusão, troca os copos. Inigo logo depois adormece.
Paquita avisa Lucien que está chegando a hora. Soa a meia-noite. Paquita e Lucien agarram-se à parede que, girando sobre seu eixo, os leva para fora, ao mesmo tempo deixa entrar os bandidos, surpreendidos ao encontrarem apenas Inigo adormecido.
O Conde d’Hervilly entra com o governador, a futura nora, e sua mãe, a Condessa. De repente, entram Paquita e Lucien. Este relata tudo o que se passou e diz que a cigana salvou sua vida. Olhando para o governador, Paquita diz que foi ele quem tramou com Inigo a morte de Lucien. O conde manda prender Dom Lopez e toda a sua comitiva. Depois, tirando a miniatura do seio – que recuperara de Inigo, quando este adormecera -, Paquita a compara com um retrato na parede, e diz que é seu pai.
O conde lhe diz que aquele retrato é de seu irmão que morrera no Vale dos Lobos numa cilada cigana. Paquita entende tudo; fora a única sobrevivente do massacre e seqüestrada por Inigo. O general francês abraça a sobrinha, e a Condessa leva-a para se vestir dignamente. O baile prossegue. Paquita retorna a dança que serve de prelúdio para o conjunto final.