A idade para se iniciar o aprendizado da Dança Clássica é por volta dos 8 anos de idade. Antes dos 8-9 anos é francamente prejudicial, não só pela questão da constituição das fibras musculares e da estrutura óssea da criança, que antes desta idade não se encontram ainda devidamente estabelecidas e embasadas, para poder receber a nova linguagem anatômica de movimento, solicitada através da postura técnica do Ballet Clássico, mas também leva-se em conta o fator psico-social da criança.
O psicólogo Sandstroem esclarece que a criança somente após os 8 anos começa a adquirir requisitos indispensáveis para o início de um aprendizado que requeira disciplina, regras, senso de conjunto, concentração, fatores estes indispensáveis ao aprendizado da Dança Clássica.
De 3 a 5 anos – nesta faixa etária, a criança não está nem mesmo socialmente aberta para assimilar as regras e experiências criativas, neste período de idade, deverão ser espontaneamente especulativas, de reconhecimento e de observação. Mas tarde virá a fase de depuração e fixação do aprendizado, não inibidor, do processo criativo e educacional.
- Incompatibilidade com a característica disciplinada e organizadora do Ballet (a criança recusa-se a obedecer e, por vezes, tem necessidade exagerada de uma independência obstinada).
- Ritmo – a concepção de número está usualmente limitada a um, dois e muitos, tendo dificuldade de ordenar fraseados e contagens rítmicas.
- Inicia-se no comportamento físico-motor um período de adaptação e equilíbrio. A locomoção torna-se mais estável.
Acima de 8 anos – Surge agora, apreciação no sistema particular de normas.
- Comportamento motor: nesta fase, está mais amplo em todas as direções.
- O ritmo pode ser mais rápido, mas a criança exercerá sobre ele, melhor domínio.
Seria bom ter sempre em mente, que no aprendizado da Dança Clássica, as atitudes não são algo exclusivamente físicas e fora das reações da vida cotidiana do aluno. É necessário assumir uma postura diária, correlata ao aprendizado da arte que se desenvolve.
As características potenciais que compõem o temperamento da criança são particularidades que rapidamente se evidenciam através do movimento e do aprendizado global da Dança.
Partindo deste ponto, podemos encarar a Dança como elemento revelador, tanto das dificuldades (num âmbito geral, nem sempre específico da parte prática da Dança), apresentadas pela criança e que irão requerer cuidados, como das qualidades a serem preservadas e trabalhadas. Mesmo que a criança não tenha como objetivo a carreira profissional da Dança, incontestavelmente irá refletir, ao longo de seu desenvolvimento sócio-cultural, toda uma postura elaborada pacientemente através do ensino da Dança. Pois, torno a enfatizar, Dança é uma maneira de vida, um hábito, constância, embasada sobre o conhecimento, observação, determinação, muita calma, disciplina e atenção, para poder ser vivenciada todas as nuances e detalhes de um processo de ensino bastante extenso e demorado.
Fonte: O Ballet e seu contexto teórico
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