sábado, 31 de julho de 2010

Ballet de repertório - O que é?

Ballet de repertório é o tipo de ballet que contém uma história dentro dele, que precisa contar com um número razoável de bailarinos e coreografias para ser executado. Tem um conjunto de passos que deve ser seguido minuciosamente (apesar de, às vezes, o coreógrafo fazer adaptações, que devem sempre ser citadas). Os ballets de repertório contam uma história usando a dança, a música e a mímica. Foram montados e encenados durante o século XIX, e até hoje são remontados com as mesmas músicas e suas coreografias de origem, baseados no estilo da escola que vai apresentá-lo. Seguem tradicionalmente sua criação.
Essa é uma lista dos mais famosos Ballets de repertório

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Os 5 passos para um bom aquecimento antes de uma aula de dança

Fazer o aquecimento é o primeiro passo para sua aula ser um sucesso!
Cada classe, não importa que dança que é, geralmente começa com um bom aquecimento. Se você perder o aquecimento, o risco de ferimentos graves durante a aula é grande.
Você encontrará geralmente que um bom professor de dança que não vai deixar você se juntar ao resto da classe, por esse motivo.
 Não fique desapontado - é no seu bem-estar que o professor está pensando. É melhor perder uma aula de dança, do que várias delas por ter se machucado. E, não se esqueça, seu corpo  vai demorar mais tempo a aquecer quando o tempo está mais frio.
 Não pule o AQUECIMENTO!

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Mantendo os seus calcanhares  no chão, sentir a parte de trás da perna que está esticada alongar.
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Mantenha os joelhos juntos, flexionar o joelho segurando um dos pés  e sentir o alongamento na parte anterior da coxa.
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Segurando com as duas mãos na barra e com as costas e suas pernas bem esticadas, mantendo-os perfeitamente plana e reta, alongar as costas, braços e pernas.
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Com uma das pernas na barra, sem tirar o pé de base do chão, aí está um alongamento para a  sua cintura e o interior das coxas.
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A famosa “borboletinha” para aquecer suas coxas.
Em casa, eu faço todo esses alongamentos e me ajuda bastante, principalmente a BORBOLETINHA. Como eu sempre digo, é importante :]
dicasdedanca.com

A maquiagem de Palco -

maquiagem1
Quando a bailarina está no palco as pessoas da platéia não conseguem enxergar a expressão facial dela, então a maquiagem ajuda e muito nessa parte.
A expressão é muito importante na apresentação de uma dança, é a forma de passar o sentimento ai expectador.
Aqui vão algumas dicas para você fazer uma maquiagem básica, mas com excelente resultado.
Aprender e utilizar um material de qualidade é muito importante. Sua intenção é abrir os olhos da bailarina e realçar a expressão. Então para cada tipo de olho existe uma maquiagem ideal (amendoado, redondo, caído).
Procure a melhor forma de fazer a sua maquiagem e não esqueça que praticando é que você irá aperfeiçoar sua maquiagem.
*Espalhe a base no seu rosto, o melhor é usar um pincel para fazer isso, passando também no pescoço e colo para não ficar com cores diferentes. (escolha a base do tom da sua pele)
*Contorne os seus olhos com lápis ou delineador pelo lado de fora da pálpebra, fazendo um traço que não se encontrar com o traço de baixo do lado de dentro. Mas no canto do olho alongue um pouquinho para ficar um pouco puxadinho.
*A sombra de cor mais forte você deve passar logo acima da pálpebra, usando um pincel de dentro para fora. E a sombra mais clara acima dessa, para dar mais luminosidade e levantar o olhar.
*Passar o rímel, que é obrigatório, nos cílios de cima e debaixo. Ou se preferir colocar um cílios postiço.
*Passar o blush na direção diagonal boca-alto da orelha. Para facilitar faça um biquinho com a boca e onde fizer uma fenda na bochecha você passa o blush. De dentro para fora.
*Se você tiver a sobrancelha rala ou curta, com lápis marrom aumente-a alongando um poquinho, mas nunca para baixo senão fica com cara de triste.
*O batom também é fundamental. Cores como marrom e vinho pode deixar a sua boca preta no palco por causa da iluminação, prefira o vermelho vivo ou rosa.
Para a sua maquiagem durar mais:
*Você deve limpar sua pele, tonificar e hidratar.
*Uma dica para a maquiagem dura mais é passar soro fisiológico na pele.
*Para quem tem a pele oleosa o melhor é usar maquiagem sem óleo (oil-free). E as pessoas eu tem pele seca é melhor usar produtos com hidratante.
*Para disfarçar a olheiras você deve usar um corretivo mais claro que o tom da sua pele.
*Se os lábios forem finos demais, você pode desenhar uma linha em volta deles com um lápis de boca e preencher o espaço com batom.
*Para o batom durar mais tempo na boca, passe uma vez e retire o excesso com um papel. Depois passe o batom novamente, você vai perceber a melhor fixação do batom.
Agora você já sabe como ir linda e bela para o palco!
Fonte:Dicasdedanca.com

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O coque perfeito

O cabelo bem preso é essencial para o bom desenvolvimento dos exercícios durante aulas e ensaios. A bailarina deve estar concentrada na dança, nos exercícios, no seu corpo, e não preocupada em arrumar o cabelo ou tirar a franja do olho. Para isso, precisamos de liga de cabelo, grampos, uma redinha e gel, no caso das apresentações.
  •  Faça um rabo de cavalo bem puxado. Ele pode ser: baixo (três dedos acima da nuca); médio (na reta da orelha); alto (três dedos acima da reta da orelha).
  • Se você tem cabelo muito cheio, divida o rabo em dois.
  •  Torça as duas partes do cabelo ou o cabelo todo, e vá enrolando o cabelo torcido em volta da liga do rabo de cavalo. Depois de enrolar a primeira parte de cabelo torcido, prenda-a com grampos e enrole a segunda por fora da primeira, de modo que o coque fique "espalhado" na cabeça.
  • Coloque a redinha e prenda-a com grampos nos cantos do coque, e não no meio dele, para que os grampos não apareçam.
  • Prenda a franja com um tic-tac (prendedor de cabelo) ou uma faixa.
  • Em dias de apresentações, faça o rabo de cavalo com gel, para que o cabelo não solte "pedacinhos" ou arrepie os fios.
  • Para que o coque fique mais firme, caso seu cabelo seja comprido, você pode fazer tranças ao invés de enrolar as partes do cabelo.          Fonte: Bailarinaskit.net

terça-feira, 27 de julho de 2010

Email do Blog -

Bom pessoal, eu resolvi então fazer o email do blog, para vocês poderem mandar Criticas, Sugestões, Duvidas, etc, para eu poder ajudar vocês no que eu conseguir :). Não economizem nos emails, vou ficar muuito feliz em responder todos.
Email do Blog :  balletcorpoealma@hotmail.com
Beeijos, até mais!

domingo, 25 de julho de 2010

As lesões nos pés e seus tratamentos

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Entorse de tornozelo: Muitos bailarinos sofrem entorse de tornozelo durante sua carreira. Isso acontece quando o tecido mole é ferido pela força. Muitas vezes isso acontece quando um bailarino cai de mal jeito depois de um salto. Uma vez que ocorre uma entorse de tornozelo, o bailarino não tem escolha a não ser repouso, gelo e elevar a área. Eles terão que se afastar da dança para que possa se curar corretamente!
Fratura: Uma aterrissagem ruim pode causar uma fratura por estresse no osso metatarso causando inchaço e dor. Este tipo de lesão ocorre quando uma aterragem mal feita, e cai de mal jeito com os pés. Este tipo de fratura irá causar dor ao caminhar e precisa de descanso imediato, gelo e elevação. Qualquer exercício irá agravar a lesão. Fique fora da dança até curar!
Sesamoiditis: Esta lesão é uma dor atrás do dedão do pé. Ossos sesamóides são únicos e que não estão ligados a outros ossos, eles são ossos do pé “flutuantes”. Sesamoiditis é quando o tendão funcionando direito por meio desses ossos do pé fica inflamado. Esta condição pode progredir gradualmente e vai afetar o dedão do pé. Isso requer uma pausa até que a dor ir embora. Trabalhar com este tipo de dor só irá causar um problema permanente que pode causar a remoção dos ossos sesamóides!
Joanete: Se o dedão do pé começou a empurrar para dentro e se torna doloroso, em seguida, um joanete pode estar se formando. A joanete pode ser muito dolorida e pode exigir de uma bailarina uma longa pausa na dança. A cirurgia pode ser necessária para os casos graves e pode acabar com uma carreira completamente se não tomar cuidado de início.
Fasciíte Plantar: Esta é uma condição comum entre atletas e bailarinos. Um bailarino que sente dor ao andar descalço, pode ter desenvolvido essa lesão. É basicamente um ferimento do uso excessivo da sola do pé. Certifique-se de apenas dançar no chão apropriado e não praticar em superfícies duras. Se a sola do seu pé é fica muito dolorosa após as aulas, não se esqueça de consultar um médico.
Tendinite de Aquiles: Esse tipo de ferimento é um dos mais comuns entre os bailarinos. Se o calcanhar e panturrilha se ferir depois de saltar e a dor não cessa, em seguida, um bailarino pode ter desenvolvido tendinite em seu tendão de Aquiles. Este é o tendão principal que liga o calcanhar até o meio da panturrilha. Quando este tendão é sobrecarregado mais e mais ele pode se tornar inflamado indefinidamente. Este tendão precisa ser muito bem cuidado, mantê-lo aquecido, alongado e dar-lhe descanso apropriado. Quanto mais cedo este prejuízo é notado, o mais rápido você vai se curar. Não ignore a dor de Aquiles! 
Fonte:Dicasdedanca.com

Por que beber água durante as aulas e os ensaios?

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Veja por que você não pode e nem deve deixar de beber água durante as aulas de dança e os ensaios.
Se hidratar enquanto faz atividade física é muito importante para o seu desempenho.
Os 3 motivos principais para você beber muita água são:
1) Sem água, o cérebro se desliga, pois todas as suas funções ocorrem através de reações eletroquímicas, ou seja, a água e os sais minerais nela dissolvidos são fundamentais para conduzir a corrente elétrica e todas as informações neuronais, celulares.
2) A água estruturada e os sais minerais encontram-se somente, e em abundância, nos alimentos de origem vegetal, crus, frescos, maduros e idealmente orgânicos.
3) Mude sua história, já! Desintoxique-se, alimente-se de vegetais e frutas, hidrate-se. Sem neurose, apenas VIVA este hábito de alimentar-se saudável.
Nós temos sensores de água em várias partes do organismo. São eles que verificam a adequação do nível. Quando ele cai aciona-se automaticamente um “alarme”. Pouca água significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em nossas artérias e veias. Por isso, o corpo “pede” água. A informação é passada ao cérebro, a gente sente sede e sai em busca de líquidos.
Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, vitaminas. Sopa, frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina também funcionam. O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!
Fonte: texto do Dr. Arnaldo Lichtenstein é médico, clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Fonte:Dicasdedanca.com

Ana Botafogo

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É o nosso maior nome da dança!
Nasceu no dia 9 de julho de 1957 no Rio de Janeiro,onde foi criada e  também na cidade do Rio de Janeiro começou seus estudos de ballet.
Ana Botafogo é a Primeira Bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, já tendo se apresentado na Europa, Américas do Norte, Central e Sul.
Sua carreira profissional iniciou-se na França, com o Ballet de Marseille , de Roland Petit.
Freqüentou a Academia Goubbée na Europa, em Paris (França) na Sala Pleyel, a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower , em Cannes (França), e o Dance Center (Covent Garden) em Londres (Inglaterra).
Foi Bailarina Principal do Teatro Guaíra  quando voltou para o Brasil onde continuou sua carreira, também bailarina da Associação de
Ballet do Rio de Janeiro e, em 1981, por concurso público ingressou como a Bailarina Principal do Teatro Municipal do Rio de Janeiro .
Em 1992 levou para diversas capitas do Brasil o espetáculo Ana Botafogo In Concert.
Entre os vários balés que dançou se encontram: Gisele, Romeu e Julieta, Quebra Nozes, Lago dos Cisnes e Dom Quixote.
Ana Botafogo é reconhecida por sua versatilidade, técnica e seu imenso carisma!

Passos de Ballet na Barra: Grand Battement

Você que é iniciante no ballet, aqui estão algumas dicas para treinar em casa
Vamos falar sobre os exercícios de ballet na barra. Você está colocada num ponto na barra, sua postura é boa e você está começando aprender as posições básicas do ballet.
As primeiras coisas que você provavelmente vai fazer são esses simples exercícios na barra. Para treinar em casa depois das aulas, você pode encontrar alguma coisa que pareça com a altura da barra, por exemplo o encosto da cadeira ou do sofá.
grand-battement-frente
Grand Battement
Grand Battement - Frente
Esse exercício é o battement jeté só que maior. Podemos dizer que é uma grande batida da perna. Você vai fazer um chute lento até a altura do quadril aproximadamente, mantendo-se perfeitamente a sua perna para fora na sua frente. Mantenha tudo além de sua perna funcionando perfeitamente na postura e ainda as costas retas.


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Grand Battement – Lado
Tente o mesmo movimento para o lado. Novamente, mantenha seus quadris diretamente voltados para frente, as costas retas e equilibrada. Chutar para o lado lentamente. Fechar a perna trabalhada por trás da perna de apoio, na 3 ª posição.




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Grand Battement – Atrás
A última é a parte de trás. É muito importante manter a sua parte superior do corpo ainda na postura. Tente manter suas costas o mais vertical possível e chutar-se lentamente para trás. Vamos lembrar que nesse exercício, assim como nos outros, deve manter os joelhos e os pés esticados.

Fonte:Dicasdedanca.com

Passos de Ballet: Como fazer um perfeito Grand Plié?

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A primeira sensação que um bailarino tem ao executar um grand plié é a de alongamento. Os pés pressionam o chão, enquanto a parte superior do corpo se alonga para cima.
Os músculos da perna são alinhados, colocando as coxas em en dehors tanto quanto os joelhos e os pés. Isso permite que tudo fique em uma só linha,
e que o pé fique grudado ao chão (no início do movimento).
Enquanto desce, o bailarino continua a se alongar para cima usando os seus músculos abdominais, sendo que as omoplatas estão para baixo.
Todos os dedos devem estar alongados no chão, principalmente o dedo mindinho,
que tem a tendência de sair do chão levando o peso do corpo para o dedão. Isso desloca o quadril para trás, e causa uma torsão nos joelhos.
Atenção: quem tem metatarso caído (diminuição do arco do pé)  tem uma maior tendência a fazer isso!
O grand plié é um movimento só: quando o quadril começar a se desalinhar dos joelhos e dos pés é o momento de retornar, por isso o tamanho do grand plié muda conforme o tipo físico do bailarino.
Na subida, deve-se colocar os calcanhares o mais rápido possível no chão, sem com isso alterar o ritmo do movimento. A cabeça deve acompanhar a trajetória da mão. Com isso, os músculos do pescoço são trabalhados, tirando dele a tensão.
Atente para a respiração: inspira-se no início, quando o corpo está alongando, e expira-se durante o exercício.
Fonte: Dicionário de Ballet, Madeleine Rosay

Fotos de Alongamentos

Gente, essas fotos podem ajudar um pouco quem procura mais exercícios para os alongamentos. A maioria desses eu faço e me ajuda bastante. Espero que para vocês também :*




                                                                                 -

sábado, 24 de julho de 2010

-


Porque o BALLET, não
significa grandes
movimentos com o
corpo apenas ...
É mais do que isso.
 Não danço apenas com o
corpo,mas com o coração,
com a ALMA.
A dança não é so o meu
prazer do dia-á-dia, mas ela é minha
VIDA!
             e se cair? Levanta
    Te amo DANÇA.
            ♥ ~

By: Graasi R.

Grandes Repertorios -

  • A Bela Adormecida
  • Branca de Neve
  • Carmen
  • Cinderela
  • Dom Quixote
  • Giselle
  • La Fille Mal Gardée
  • La Sylphide
  • O Lago dos Cisnes
  • O Quebra-Nozes
  • O Retorno do Passaro de Fogo
  • Romeu e Julieta

Dicas De ballet : Posições dos Pés no ballet

Primeira posição:
Segunda Posição:
Terceira Posição:
Quarta posição:

Quinta Posição:

Dicas de Ballet : Posições do Braço

Como Tem gente iniciando no ballet resolvi colocar essas diquinhas pra ajudar um pouquinho!

Cuidar sempre de: - Conversar a linha dos braços, levemente arredondadas.
- Palma da mãe virada para dentro, dedos unidos e do dedo polegar naturalmente escondido atrás dos outros dedos.
- Não deixar os cotovelos caírem, a fim de trabalhar a força muscular dos braços apropriadamente.
- Deixar a mão seguir a linha do braço, para um melhor alongamento.
As escolas Russa, Italiana, Inglesa e Francesa tem divergências quanto à denominação e aos estilos em algumas posições.

Posições dos Braços – Métodos
CECHETTI
1ª posição: aos braços são curvados e mantidos dos lados com as pontas dos dedos apenas tocando as coxas.
2ª posição: os braços são esticados para os lados numa linha em que o cotovelo fique ligeiramente mais baixo do que o ombro e o pulso ligeiramente mais que o cotovelo. As palmas das mãos ficam de frente para o público. Existe também uma demi-seconde posição dos braços.
3ª posição: os braços são esticados com um deles curvado na frente do corpo na 5ª posição em bas e o outro ligeiramente arredondado e aberto para um lado como na posição demi-seconde.
4ª posição: Há duas:
- en avant: um braço é aberto na segunda posição e o outro arredondado e levantado na frente do corpo na linha das costelas inferiores, formando a metade da quinta posição em avant.
- en haut: um braço é aberto na segunda posição enquanto o outro é levantado acima da cabeça, formando a metade da quinta posição em haut.
Quando os braços estiverem em arabesco, o braço da frente diz-se estar na quarta posição em frente e o braço de trás, diz se estar estendido na quarta posição atrás.
5ª posição: sempre que os braços formarem um círculo diz-se que estão na quinta posição. Há três quintas posições dos braços:
- 1ª: 5 ª posição em bas ou apara baixo na qual os braços arredondados pousam nas coxas.
- 2ª: 5ª posição: em avant ou para frente na qual os braços arredondados são levantados na frente do corpo.
- 3ª: 5 ª posição: em haut ou para cima na qual os braços arredondados são levantados acima da cabeça.

FRANCÊS
Posição preparatória ou braços em repouso. Os braços são ligeiramente arredondados e mantidos dos lados com as pontas dos dedos nas coxas.
1ª posição: os braços formam um círculo na frente do corpo. Corresponde ao Cecchetti quinta posição em avant.
2ª posição: os braços são mantidos afastados dos lados como na posição Cecchetti.
3ª posição: um braço é curvado acima da cabeça enquanto o outro é mantido para um lado. Também denominado Brás em attitude. Corresponde à quarta posição em haut do método Cecchetti.
4ª posição: um braço é curvado acima da cabeça enquanto o outro é curvado na frente do corpo.
5ª posição: ambos os braços são curvados acima da cebça como na quinta posição em haut. Esta posição é também chamada Brás em courvonne.

VAGANOVA
Posição preparatória: braços curvados e mantidos na frente do corpo. Corresponde à quinta posição Cecchetti em bas.
1ª posição: os braços formam um círculo na frente do corpo no nível de estomago. Corresponde à quinta posição Cecchetti em avant.
2ª posição: braços flexionados para os lados, cotovelos ligeiramente arredondados, com o antebraço, do cotovelo até o sulco, no mesmo nível do cotovelo.
3 ª posição: braços em círculo acima da cabeça correspondem a quinta posição Cecchetti em haut.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Fotos do Festival.

ooie gente. Passei um tempo sem postar, mas é porque não tava em casa esses dias.
Maas como ja tinha ditoo, domingo passado foi minha primeira apresentação em um festival. Então agora eu vou postar algumas fotos. ( elaas estão em má qualidade porqe tava muito longe do palco, e o zoom da maquina é ruim :/)


terça-feira, 13 de julho de 2010

Apresentação -

Geent domingo eu vou fazer minha primeira apresentação de ballet, no festival do estuudio *O*
Quaando eu penso muito me bate mais nevorsismo ainda - e se eu cair, e se eu esbarrar na colega, e se eu errar a coreografia... - nossa muuuito medo. Ainda bem que eu tenho ensaio amanhã de manhã e anoite, sexta de manhã, saabado e domingo GRANDE DIA.  Vou fazer duas coreografias. UMA É PRINCIPAL *--*. Eu sei que eu vou fazer tudo certinho. (AHSUHAUHSAS' espeero)
O ballet é ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS. Vai ser muuito legal.
Eu vou vim aqui postar as fotos. Noos' eu acho que vai ser um dos melhores dias da minha vida '-'
Me desejem sorte geent.! Hahaha '
Beeijosthaau;*


[p.s - não sou eu na foto/]

Dicas para sapatilha de PONTA durar mais.


A reclamação é sempre a mesma: a sapatilha é cara e dura menos que 3 meses. O ballet clássico é realmente uma atividade bastante onerosa e o tempo de vida médio de uma sapatilha de ponta varia de acordo com a freqüência do uso, a técnica da bailarina (se tem força nos pés, se sobe tranquilamente nas pontas ou faz muito esforço, etc), os cuidados com a sapatilha e as modificações que podemos fazer nelas.
O shoemaster do Birmingham Royal Ballet, Michael Clifford, nos deu algumas dicas sobre como conservar nossas sapatilhas de ponta. Pesquisei mais algumas formas de aumentar a durabilidade e divido com vocês.

Alterne os pés das sapatilhas
Todo mundo sabe que sapatilhas de ponta não têm pé direito e esquerdo. Portanto, trocar os pés a cada aula pode dobrar sua vida útil, principalmente quando um pé é mais forte do que outro. Isso só não poderá ser feito se houver uma diferença anatômica muito grande entre o pé direito e o pé esquerdo. Caso contrário, alternar os pés é muitíssimo recomendado.
Controle a umidade
Durante as aulas, os pés suam bastante e a umidade diminui vertiginosamente a durabilidade da sapatilha, pois o material utilizado é bem absorvente. Primeiro, evite utilizá-las sem a meia-calça. Algumas bailarinas fazem isso sem saber que suas sapatilhas correm risco. Após a aula, preencha a caixa da sapatilha com papel toalha. Quando chegar em casa, pendure as sapatilhas em local ventilado. Se você mora em lugar frio, pode deixá-las próxima ao forno ou atrás da geladeira. Algumas bailarinas chegam a colocar as sapatilhas dentro do forno, mas acho que isso é excesso de zelo. Não se esqueça de desfazer as rugas do cetim durante a secagem. A secagem deve durar um dia inteiro dependendo da temperatura ambiente.
Conserve com cuidado
Algumas bailarinas mais desleixadas simplesmente jogam a sapatilha dentro da bolsa e as deixam assim. Após fazer o controle da umidade, dobre o calcanhar e enrole as fitas nele. Isso preserva o formato da sapatilha e das fitas.
Se mantiver as sapatilhas guardadas por um longo período de tempo, tome cuidado para que elas não sejam corroídas por insetos. Sim! Isto acontece! Neste caso, mantenha as sapatilhas em lugar bem frio durante o inverno e bem seco durante o verão. A umidade possibilita o crescimento de fungos e proliferação de insetos.
Faça um rodízio
Se puder, utilize sempre dois pares de sapatilhas em esquema de rodízio. Enquanto realiza o controle de umidade de um par, você utiliza o outro em sala de aula. Alterne as sapatilhas a cada aula e troque após uma hora de uso durante os ensaios. O rodízio das sapatilhas aumenta seu tempo de vida em 50%.
Faça uma costura especial na plataforma
Costurar a plataforma da sapatilha é bastante comum no exterior. No Brasil, são raras as bailarinas que têm esse hábito. Isso porque costurar a plataforma dá um certo trabalho, pois são utilizadas linhas e agulhas mais grossas e também um alicate. Apesar disso, fazer esta costura evita que o cetim rasgue com facilidade e proporciona maior estabilidade, pois a superfície da plataforma da sapatilha sofre um ligeiro aumento.

Cambré

cambré é um dos passos de ballet mais bonitos que tem, é gracioso e meigo, é fofo mas ao mesmo tempo mostra a capacidade de cada bailarina de mostrar do que é capaz de fazer com essa máquina que é o nosso corpo.





segunda-feira, 12 de julho de 2010

Estilos de Ballet -

Estilos de Ballet

O Ballet Romântico é um dos mais antigos e que se consolidaram mais cedo na história do Ballet. Esse tipo de dança atraiu muitas pessoas na época devido o Movimento Romântico Literário que ocorria na Europa na primeira metade do século XIV, já que se adequava à realidade da época, pois antes as pessoas diziam que não gostavam de Ballet porque não mostrava nada do real. Os balés que seguem a linha do Romântico pregam a magia, a delicadeza de movimentos, onde a moça protagonista é sempre frágil, delicada e apaixonada. Nesses Ballets se usam os chamados tutus românticos, saias mais longas que o tutu prato. Estas saias de tule com adornos são geralmente floridas, lembrando moças do campo. Como exemplos de Ballets Românticos podemos citar 'Giselle', 'La Fille Mal Gardée' e 'La Sylphide'.


O Ballet Clássico, ou Dança Clássica, surgiu numa época de intrigas entre os Ballets Russo e Italiano, que disputavam o título de melhor técnica do mundo. Sua principal função era expremer ao máximo a habilidade técnica dos bailarinos e bailarinas e o virtuosismo que os passos de ballet poderiam mostrar e encantar toda a platéia. Um exemplo deste virtuosismo são os 32 fouettés da bailarina Pierina Legnani em 'O Lago dos Cisnes', ato que fazia milhares de pessoas ficarem de boca aberta. Esses Ballets também se preocupavam em contar histórias que se transformaram basicamente em contos de fadas. Nestes Ballets procura-se sempre incorporar seqüências complicadas de passos, giros e movimentos que se adequem com a história e façam um conjunto perfeito. No Ballet Clássico a roupa mais comumente usada eram os tutus pratos, aquelas sainhas finas de tule, marca característica da bailarina, pois permitiam que as pernas da bailarina fossem vistas e assim ficasse mais fácil verificar se os passos estavam sendo executados corretamente. Como exemplos de Ballets Clássicos temos o já citado 'O Lago dos Cisnes' e 'A Bela Adormecida'.

Fonte: Site de uma bailarina

Fonte: Site Uma bailar

domingo, 11 de julho de 2010

10 Dicas para se tornar uma grande Bailarina

A danç1- Se respeite acima de tudo, e valorize seu trabalho. Confiança é a chave do sucesso!
2- Estude bastante e mantenha-se sempre aberta às novas descobertas, aprendendo cada vez mais.
3- Cuide do seu corpo e mantenha-se sempre bonita! O corpo é o templo do seu espírito.
4- Irradie alegria!
5- Não considere as outras bailarinas concorrentes ou rivais; mas sim como amigas que podem trocar experiências aprendendo umas com as outras.
6- Escolha músicas e roupas adequadas. Elas valorizam sua dança.
7- Seja humilde; assumindo seus erros e conhecendo seus pontos fracos; tentando sempre melhorá-los.
8- Seja exclusiva! Procure sempre inovar; e não tente copiar ninguém.
9- Descubra que sua verdadeira função na dança é transmitir alegria para outras pessoas através da sua arte. Faça valer esse dom!
10- Ame a Dança, e acima de tudo SE AME!!!
a? Não é moviment

Limpando a sapatilha de MEIA-PONTA



Muitas bailarinas que não sabe lidar com a sapatilha de meia-ponta, enfiam ela debaixo da torneira e laava :/. Uma dica para você limpar a sapatilha de MEIA-PONTA é, com um pedaço de algodão e VEJA (é aquele que se usa para fazer limpeza de casa), passe na região que esta suja. Ele á deixa brilhando parecendo semi-nova. Essa é uma dica para sapatilha de couro, e não de pano. Se não tiver veja em casa (ahsuhauhs meeu caso u.ú), tambem pode passar sem problema um pano úmido com aguá, so não molhe muuito o pano. Eu não gosto de colocar a sapatilha para secar no sol, então coloco em um lugar bem fresco, com ventilação e com SOMBRA.
Não sei se ajuda, mais é isso aí ;D
Beeijos ;*

Ballet de repertorio - Giselle

Esse é o ballet de repertorio que eu mais gosto *-*' é triste, mais é lindo.

giselle

Coreografia: Jules Perrot e Jean Coralli

Música: Adolphe Adam

Estréia Mundial: 1841, em Paris.

Giselle é uma linda jovem que vive em um vilarejo nos campos da Alsácia, na França. Ela vive feliz com sua mãe, Bertha, suas amigas e Hilarion, seu namorado. É época de colheita da uva, e as festas atraem muita gente, inclusive os nobres. O conde Albrecht é um desses nobres, e, encantado por Giselle, decide se fazer passar por um lenhador, chamado Loys, para se aproximar da moça.

Giselle se apaixona pelo lenhador, e apesar dos avisos de sua mãe e das tentativas de Hilarion de desmascarar Loys, ela prefere acreditar em seu grande amor. O conde, também apaixonado, mantém a farsa com medo de perder Giselle.

Uma comitiva de caçadores nobres chega à vila. Giselle e sua mãe têm grande prazer em receber os nobres em sua casa, e a moça se diverte conversando com Bathilde, sem nem sequer imaginar que ela é a noiva de seu grande amor. Bathilde também não desconfia que Loys, de quem Giselle tanto fala, é na verdade o conde Albrecht.

Nesse mesmo dia, Hilarion entra escondido na casa de Loys para procurar algo que possa incriminá-lo, encontrando sua roupa de nobre e sua espada, e conseguindo finalmente desmascarar o conde.

Quando o jovem conta tudo a todos, Bathilde confirma que Loys é seu noivo, deixando cada morador da vila chocado com a notícia. Giselle, diante da grande decepção, enlouquece de tristeza e morre de amor.

O corpo da moça é enterrado na floresta, lar das Willis. Elas são almas de jovens que amavam muito e morreram antes do casamento. Materializam-se à meia-noite, desaparecendo ao amanhecer, e buscam se vingar, fazendo com que os homens que passeiam pela floresta dancem até morrerem de cansaço.

Hilarion vai visitar o túmulo de Giselle e as Willis começam a aparecer. Myrtha, a rainha das Willis, convida-as para iniciar Giselle em seus ritos. Hilarion, então, é perseguido e levado à morte. Albrecht aparece, carregando lírios, e Giselle surge para ele.

As Willis reaparecem, e Myrtha o condena a dançar até a morte, mas o amor de Giselle por ele é ainda grande. Ela o ampara e o protege com a ajuda da cruz de seu túmulo, poupando a vida de seu amado até o amanhecer, quando as Willis desaparecem.

Dicas para a abertura das pernas


Oie gnnt '.
Hoje eu estava visitando outros blogs, e vi que tem muita gente querendo fazer essa abertura. é dificil mas não é IMPOSSIVEL. Eu não fiz ballet quando pequena. Comecei agora com 12 anos, mas falta uns 5 dedos ate o chão para eu conseguir fazer essa abertura. Vou falaar neste tpc, como eu faço para ter um pouco mais de flexibilidade para conseguir fazer essa abertura.:

- BORBOLETA
a borboletinha é muita importante para o aquecimento das coxas. Eu sempro começo meu alongamento em casa e no estudio com borboletinha. O minimo que você pode ficar é uns 10 á 15 minutos. Ajuda bastante mesmo.

- ABRIR ATÉ AGUENTAR, E ATÉ O SEU LIMITE
forçar a abertura depois de um otimo alongamento, ajuda muito, porque seu corpo ja vai acostumando com essa abertura. Mas o importante mesmo é : NÃO ULTRAPASSE SEU LIMITE,mesmo você tendo força de vontade, isso pode resultar em uma lesão muito séria. Cuidado. Para quem ja faz ballet em algum lugar (estudio,academia,centro...), converse com o (a) seu professor (a). Tente ficar com as pernas nesta abertura uns 30 segundos ou mais, e novamente repetindo NÃO ULTRAPASSE SEU LIMITE.

- ALOGAMENTOS
é muito importante saber, que se você tentar forçar abertura sem alongamento, seu corpo vai doer muito, e se você forçar realmente, isso tambem pode se resultar em uma lesão seria. Sem alongamento suas pernas não vão aguentar tanta força assim. Cuidado, sem alongameto, sem abertura.

- SE RESPEITE
por mais que você queira tentar fazer a abertura total das pernas, você tem que respeitar os limites do seu corpo. Sim eu sei que é um sonho POSSIVEL para toda bailarina que não sabe, fazer essa abertura. Mais se você não respeitar s seus limites, vai ser mais dificil ainda, conseguir faze-lá

Boom gente, não sei se isso vai ajudar muito , mas eu espero que sim :)
Booa sorte a todos vocês bailarinas & bailarinos!
Beeijos ;D